CACAO & CACAO: CHOCOLATL | Double Unboxing


Cacao é um jogo de tile placement onde os jogadores se vão aventurar na selva em busca do fruto dos Deuses. Enquanto chefe da sua tribo, cada jogador deverá levar os seus seguidores à prosperidade através da colheita e venda de Cacao.

Desde o seu lançamento que as críticas têm sido mistas, pois se por um lado é considerado uma evolução ao famoso Carcassonne (pela mecânica de tile placement) com a introdução dos recursos e venda dos mesmos, por outro é-lhe apontada a dificuldade em desenvolver uma estratégia diferenciada. A verdade é que é um jogo leve, simples de jogar e com mecânicas interessantes, ideal para partidas entre 30 e 45 minutos.

No ano de lançamento (2015) foi ainda recomendado para Spiel des Jahres e Spil Familien, nomeado para Golden Geek Best Family Board Game e na Roménia finalista para Jogo do Ano.




Por seu turno, CHOCOLATE é esta a palavra-chave desta expansão. Agora, para além de se extrair Cacao, pode-se convertê-lo em chocolate e, com isso, gerar maior lucro para a nossa tribo. Mas as novidades não ficam por aqui com a introdução de novos tiles de água, mercados, cabanas e mapas que nos permitem uma maior variabilidade na escolha dos tiles de selva. Uma óptima adição que deverá ser sempre considerada com o jogo base (melhora-o e imenso).


Componentes
. 4 boards aldeia (1 cada cor)
. 44 tiles trabalhadores (11 de cada cor)
. 28 tiles Selva
. 20 tokens cacau
. 12 tokens sol
. 48 moedas (24 #1, 12 #5, 12 #10)
. 1 manual regras
. 1 resumo regras




.




Avaliação
Para quem gosta de jogos simples, alguma estratégia e controlo de zonas, esta é uma óptima escolha. Não é um jogo ecónomo, mas introduz alguns conceito, o que é ideal para novos jogadores. O artwork é muito bonito e detalhado e o aspecto visual (xadrez) em cima da mesa é certamente um dos pontos fortes. A embalagem do jogo base vem com óptimos encaixes (que permitem incluir também a expansão e, assim, ter tudo numa só caixa) e o componentes são de óptima qualidade (basta ver-se o detalhe dos cacaus e das tabletes de chocolate). Por fim, e falando-se de um jogo com grande rejogabilidade e óptimos acabamentos, tem uma óptima relação preço/qualidade. Para os fãs de tile placement é obrigatório. Quem não estiver nesta onda, deve dar-lhe pelo menos uma oportunidade, nunca se esquecendo que o jogo base e a expansão devem ser sempre jogados juntos (melhora imenso).

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 5 / 5 Pontos


Comentários

As Mais Lidas