QUEENDOMINO


A rainha chega ao reino e com ela traz imensas novidades: os tiles vermelhos, o dragão, as torres, os soldados, as moedas e os novos castelos. Possível de ser jogado como stand-alone ou expansão de Kingdomino (Spiel des Jahres em 2017), este Queendomino torna o jogo mais desafiante e adaptado a gamers mais experientes.

As regras base são simples e mantêm-se, mas alguma complexidade foi-lhe adicionada. Algumas combinações de cores são semelhantes nos novos tiles (48 ao todo), mas a grande surpresa são os tiles vermelhos que nos permitem comprar edifícios com diferentes habilidades, disponíveis no tabuleiro do dragão. A rainha é outra das novidades, atribuída ao jogador que mais torres tiver e que dá dois pontos extra no final do jogo e os cavaleiro têm como missão dar-nos mais pontos de vitória. As moedas foram também aqui introduzidas (com os valores 1, 3 e 9) e permitem fazer estas compras e gerir os novos recursos. É um interessante jogo que funciona por si enquanto stand-alone game, mas que irá brilhar muito mais se o combinarmos com Kingdomino, permitindo partidas até 4 jogadores numa grelha de 7x7 ou então partidas até 8 jogadores mantendo a grelha de 5x5.

Depois do sucesso que Kingdomino teve em 2017, este é certamente um jogo que os fãs irão adorar e que tem um grande potencial de evolução. As várias mecânicas mais estratégicas deixam de o tornar num jogo para crianças e se o quiserem continuar a jogar com elas, provavelmente algumas adaptações terão de ser feitas. Foi agora lançado e é aguardar que comece a brilhar nas mesas dos jogadores.

Componentes
. 4 bases castelo
. 4 castelos
. 8 meeples
. 48 tiles
. 1 tabuleiro dragão
. 1 token dragão
. 1 token rainha
. 32 tiles edifício
. 22 cavaleiros
. 15 torres
. 42 moedas (12 de #1, 18 de #3, 12 de #9)
. 1 Bloco pontuações
. Castelo dispensador
. Manual Regras



Avaliação
Depois de Kingdomino, as expectativas para Queendomino só poderiam ser altas. E não só foram todas cumpridas, como superadas no caixa dos encaixes. Existia uma grande diferença entre a versão original da Blue Orange Games e a versão da Pegasus Spiele: os encaixes da embalagem. Em Queendomino isso deixou de ser um problema e, para além dos inserts de plástico, temos também um porta-tile que faz também a sua distribuição e organização. Os componentes continuam a ter uma óptima qualidade e um óptimo acabamento, impressão, cores e verniz e a consistência do material é algo que salta logo à vista. O artwork é excelente e detalhado e são novas as criatividades presentes, sendo possível diferenciar os tiles para os do Kingdomino porque é verso é propositadamente diferente e para estar de acordo com as novas mecânicas do leilão. Para tudo o que traz na caixa, a relação qualidade/preço é realmente muito boa.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 5 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas