AZUL | Unboxing


Mais um jogo que tem Portugal como tema, mas desta vez vamos até ao Palácio Real de Évora conhecer os famosos azulejos. Este é mais um interessante, inteligente e estratégico jogo da Plan B Games que se destaca logo pela qualidade e detalhe dos componentes e beleza do artwork.

Quando inicialmente começou a surgir informação sobre Azul, criou-se logo um grande buzz à volta do jogo, não só porque seria mais um jogo da Plan B Games (que tinha ganhado grande notoriedade com Century: Spice Road, apesar da recente presença no mercado), mas porque apostava num conceito diferente com uma sólida história por trás. Nestes casos olhamos sempre com alguma reticência, mas a verdade é que todas as expectativas são cumpridas.

Muitos comparam-no directamente a Sagrada, mas a verdade é que ambos estão muito pouco relacionados entre si. Existe a mesma ideia de criação de padrão, mas as mecânicas são bem diferentes e Azul destaca-se pela simplicidade e rapidez de jogabilidade (facilmente se conseguem partidas de 25 minutos com 4 jogadores). Um aposta interessante para os fãs de tile placement que se vão deslumbrar com o artwork e os vários componentes.

Componentes
. 4 Tabuleiro de jogador
. 4 Marcadores de pontuação
. 9 Peças de fábrica
. 1 Saco
. 100 tiles (20 de cada tipo)





Avaliação
Fantástico! É assim que tem sido retratado e que nós também o classificamos. A Plan B Games sabe como diferenciar-se no mercado e a aposta nos componentes e qualidade dos mesmos tem surtido efeito, tornando-se, já, numa das nossas editoras de eleição. O artwork é simples, mas muito detalhado e enquadrado no tema dos azulejos. E quem conhece o Palácio de Évora percebe que o tema foi muito bem explorado e abordado. As mecânicas simples destacam ainda mais este jogo, que traz uma embalagem simples e resistente com acabamentos detalhados e de alta qualidade (já para não falar do insert gravado que é realmente muito bom). Por fim, este só poderia ser um jogo com uma óptima relação qualidade/preço pela durabilidade e rejogabilidade presentes, possível também pela existência de uma tabuleiro duplo de jogador.

Artwork: 5
Componentes: 5
Embalagem: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 5 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas