VIRUS! | Análise e Explicação de Regras


Surtos de virus experimentais escaparam do laboratório e neste divertido jogo de cartas da Tranjis Games temos como missão infectar os pacientes dos adversários e salvar a todo o custo os nossos. De forma ética, ou não, devemos utilizar todos os meios ao nosso alcance para sermos os grandes vencedores, tendo a possibilidade de boicotar os esforços dos nossos rivais.

Existem quatro órgãos diferentes, cada um com um vírus e respectivo medicamento associado. Cada jogador, na sua área de jogo, só pode ter órgãos diferentes, ganhando aquele que conseguir ter primeiro os quatro órgãos saudáveis à sua frente. Se um órgão receber duas cartas de vírus do seu tipo/cor é eliminado de jogo, podendo essas cartas ser utilizadas pelos adversários e colocadas na nossa área de jogo. Mas temos sempre a possibilidade de nos defender com as respectivas cartas de Medicamento, sendo que uma coloca em cima de um virus elimina esse virus de jogo e duas de medicamento sobre um órgão imunizam-no e impedem que seja infectado de futuro.

A par de tudo isto, existem cartas que substituem qualquer órgão, vírus ou medicamento (funcionando como joker) e ainda aquelas de habilidades especiais (tratamento) que irão mudar o decorrer de todo o jogo e as estratégia pensadas (ex: roubar um órgão, trocar de corpo, infectar os adversários com os nossos vírus, etc). Outro grande bónus é a existência das cartas sem criatividade que poderão ser personalizadas pelos jogadores, criando eles as suas próprias regras. Vírus é um filler rápido e divertido capaz de estragar amizades.

Componentes
. 21 cartas órgão (5 de cada órgão e 1 multi-órgão)
. 17 cartas vírus (4 de cada vírus e 1 multi-vírus)
. 17 cartas medicamento (4 de cada medicamento e 1 multi-medicamento)
. 2 cartas contágio
. 3 cartas transplante
. 3 cartas ladrão órgãos
. 1 carta luva latex
. 1 carta erro médico
. 2 cartas personalizáveis






Como jogar?

Se ficaram curiosos com este jogo podem já consultar a nossa explicação de regras:



Avaliação
Uma das coisas que me atraiu neste jogo quando o lançaram, ainda em 2015, foi o aspecto gráfico. O estilo muito característico e o tema tornam-no num filler interessante e que toda a família vai gostar. A embalagem acondiciona muito bem todos os elementos e os detalhes de criatividade, quando a abrimos, iniciam logo aí a experiência de jogo. Os componentes são muito bons e o jogo tem uma grande relação qualidade/preço para a rejogabilidade e partidas que proporciona.

Artwork: 5
Embalagem: 4
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 4,75 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas